CURITIBA CIA de Dança

O quebra-Nozes

Curitiba Cia de Dança apresenta no Natal Luz o tradicional “O Quebra Nozes” pelo 5º ano consecutivo

O povo de Foz do Iguaçu terá a oportunidade de conferir de pertinho o balé “O Quebra Nozes”, com duas apresentações gratuitas, na Praça da Paz em Foz do Iguaçu. Trata-se de uma produção da Curitiba Cia. De Dança, que apresenta o que se chama de um balé de repertório, ou seja, um clássico que é apresentado com a mesma coreografia e música em todas as partes do mundo. A versão da Curitiba Cia. De Dança que estará em Foz respeita o enredo, concepção cênica e música da versão original. “É um balé que merece ser assistido e conhecido”, diz Nicole Vanoni, fundadora e diretora da Curitiba Cia de Dança, que também é a diretora geral do Quebra Nozes.

Ao falar da versão a ser apresentada, considera-se que ela é um pouco mais curta que a original, contando com os solistas Luiza Falcão e Edson Machado.

Originalmente montada em 2018, a coreografia “O Quebra Nozes” da Curitiba Cia de Dança tem sido apresentada durante a programação de Natal de Curitiba desde 2019. Em 2023 também será apresentada em Cascavel, na programação oficial do Natal do Oeste.

“O Quebra Nozes” é um dos três balés criados pelo compositor Tchaikovsky, ambientado no século XIV, na Europa Oriental. Sua história é baseada em um fragmento do conto de E. T. A. Hoffmann, conhecido como O Quebra-nozes e o Rei dos Camundongos, interpretado no idioma francês pelo autor Alexandre Dumas.

A história do Quebra Nozes se passa durante o Natal. Jans Stahlbaum, prefeito da cidade e também um respeitado médico, oferece aos amigos e familiares uma inesquecível festividade natalina. Clara e Fritz, seus filhos, estão ansiosos pelos presentes que irão receber. O padrinho da menina, Drosselmeyer, chega um pouco atrasado, aumentando o suspense das crianças. Ele distribui presentes para todos, e reserva à afilhada uma dádiva especial, um quebra-nozes, que deixa a garota encantada. O boneco traja uniforme de soldado, e chama a atenção de Fritz. O menino logo arrebata o brinquedo da irmã e, desajeitado, quebra-o, deixando Clara desolada. Mesmo assim seu padrinho lhe garante que tudo será resolvido. A festa chega ao final e os convidados vão para suas casas. Clara também vai dormir, mas subitamente ela desperta e percebe que seu Quebra-Nozes encantado agora adquiriu vida própria. Mas a alegria não dura muito; de todas as partes surgem ratos terríveis, liderados pelo Rei dos Ratos. O brinquedo animado imediatamente enfrenta este exército, defendendo a menina. Os animais são derrotados e levam embora o rei ferido. Logo depois um antigo encanto se rompe e o Quebra-Nozes vira um príncipe, que parte ao lado de sua nova amiga, viajando por uma paisagem mágica, a Terra da Neve, na qual se deparam com flocos de neve que bailam. Depois vão para a Terra dos Doces, sendo recepcionados pela Fada Açucarada e seus companheiros, Chocolate Quente da Espanha, Café da Arábia, Chá Chinês, Pirulitos, Marzipans, Mamãe Bombom e seus polichinelos, e Gotas de Orvalho com suas Guirlandas de Flores. Neste reino encantado o outrora Quebra-Nozes narra suas desventuras; ele e Clara são recompensados, ao fim da história, com diversas delícias oferecidas pelos simpáticos personagens. Eles também dançam para os dois. No final, Clara desperta e então se dá conta de que tudo não passou de um sonho. Mas os feitos extraordinários vividos nesta Noite de Natal, mesmo no universo da imaginação, permanecerão para sempre em sua memória

AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar, ao prefeito Rafael Greca, por acreditar e confiar no meu trabalho. À Aldice Lopes CCTG, pelas ideias e parcerias. Aos meus parceiros de trabalho, Hamilton Félix, Nath Tedeschi, Claudio Fontan, André Oliveira, Vivi Ceconello, Letícia Mocelin, Dani Pateti e  Emirana Telles, por não saírem do meu lado NUNCA. Aos bailarinos da Curitiba Cia de Dança, pela paciência e aos bailarinos que vieram trabalhar nessa curta temporada de O Quebra-Nozes. Às grandes estrelas da dança nacional, Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus, por aceitarem o convite e participarem com maestria. Ao Cicero Gomes e Juliana Valadão, primeiros bailarinos do TMRJ. Ao Edson Machado e à Luiza Fulcão pelo trabalho impecável. E, por último, sempre vou agradecer à minha família, Bruno, Maria Clara e João Eduardo, meus amores, você são a razão da minha existência, AMO VOCÊS!

Dedicatória

Dedico esse espetáculo à memória da minha grande amiga e sogra Regina Pessuti. Foi a pessoa que mais me apoiou em fazer clássicos de Repertórios. A sua paixão pela dança clássica me fez abrir os olhos e foi contagiante e desafiadora. A você, Regina, toda a minha gratidão. Sei o quanto você está orgulhosa de mim.

É com imenso prazer que apresento O Quebra Nozes 2023.

Nicole Vanoni

Curitiba Cia de Dança

A Curitiba Cia de Dança foi criada em 2013 por Nicole Vanoni com o intuito de promover a dança contemporânea a partir da ideia de experimentação, pesquisa e criação e, na diversidade de experiências com coreógrafos diferentes. A primeira obra coreográfica da Cia, “A Lenda das Cataratas” surgiu em 2014 e participou de festivais no Brasil e no exterior. Em 2017, a apresentação “Memória de Brinquedo”, uma vitoriosa parceria entre a Cia e o renomado coreógrafo brasileiro Luiz Fernando Bongiovanni, surgiu para retratar as preocupações e provocar o espectador em relação ao mundo moderno e tecnológico. No segundo semestre de 2018, o grupo estreia o espetáculo “Cirandas”, baseado nas cirandas e cirandinha de Villa-Lobos. Para o final do ano, a Curitiba Cia de Dança estreou seu mais novo espetáculo denominado “Relações” do coreógrafo carioca, Carlos Laerte. No primeiro semestre de 2019, a Companhia circula por 12 cidades do Paraná com o espetáculo “Lenda das Cataratas”. Durante os anos de 2020 e 2021 a companhia manteve suas ações, mantendo o elenco e atividades artísticas possíveis no contexto da pandemia. Em 2022, retoma suas atividades regulares e a realização de espetáculos como Relações e Dançando Villa que estiveram em circulação por cidades como Guarapuava, Umuarama, Toledo, Cascavel, Londrina e Curitiba. Em dezembro, a companhia irá criar obras para as festividades natalinas, sempre com o olhar atento e criterioso da diretora artística, Nicole Vanoni.

Em 2023 a Curitiba Cia de Dança apresenta “Dom Quixote”, dentro da programação dos 330 anos de Curitiba. Em junho de 2023 a Cia fez uma circulação do espetáculo “Memória de Brinquedo” pelas cidades de Rondonópolis, Cuiabá, Terenos, Campo Grande e Goiás, com patrocínio de Banco CNH Industrial, Sesc MS, Sesc MT, Sesc GO; e apoio de Case IH, Case Construction. Projeto viabilizado pela lei de incentivo à cultura, com realização da Curitiba Cia de Dança e – Amigos e Apoiadores da Dança de Curitiba (AADC). “Memória de Brinquedo” e “Quebra Nozes” foram apresentados no nordeste brasileiro, em João Pessoa (PB) e Guaranhuns (PE) em setembro. E em outubro, a Curitiba Cia de Dança levou a Suíte de “Dom Quixote” e “Memória de Brinquedo” para o interior do Paraná, nas cidades de Cascavel, Umuarama, Campo Mourão e Londrina, sendo atração especial do Festival de Dança de Cascavel e de Londrina. Ainda em outubro, a Curitiba Cia de Dança organizou a Semana da Criança, com dois finais de semana dedicados ao lúdico. Foram apresentados os espetáculos “Memória de Brinquedo”, de seu repertório, e “Girassóis”, espetáculo convidado da Cia Druw, de São Paulo, dirigida por Miriam Druwe, que assinou a coreografia do repertório da Curitiba Cia de Dança “Mirolando”, voltada para o público infanto-juvenil inspirado na obra do pintor espanhol Juan Miró. “Mirolando” fechou a agenda de espetáculos da Curitiba Cia de Dança de outubro. Em dezembro, a Curitiba Cia de Dança participou pela quinta vez consecutiva da programação oficial do Natal de Curitiba com o clássico “O Quebra Nozes”, que contou com a participação de Ana Botafogo e Carlinhos de Jesus, além dos solistas convidados Juliana Valadão e Cícero Gomes. Ocorreu também uma apresentação extra no teatro Up Experience, em Curitiba, também com a participação de Ana Botafogo.

Realização e Apoio Cultural

R. Padre Agostinho, 400
São Francisco, Curitiba – PR
80410-020, Brasil

Direção Geral e Artística – Nicole Vanoni  |  Assistente de Direção – Hamilton Félix  |  Remontagem e Ensaio – Cláudio Fontan, Hamilton Félix, Nathália Tedeschi e Viviane Cecconello  |  Professores – Nathália Tedeschi e Viviane Cecconello  |  Fisioterapeutas – Marcela Pinho e Taline Algauer  |  Massoterapia – Ane Adade  |  Projeto de Luz – Beto Bruel  |  Operação de Luz – Bells Marques  |  Coordenador de Palco – Cristiano Farias  |  Produção Técnica de Palco – Adilson Puertas, André Oliveira, João Santana, Matheus Boeck, Rafael Tavares, Ricardo Dombroski, Samuel Laurindo  |  Figurinos – Nicole Vanoni  |  Costura – Andréia Medeiros, Leticia Mocelin, Lucas D’Freitas, Giselle Moda Dança, Sueli Oliveira  |  Produção – Curitiba Cia de Dança, Amigos e Apoiadores da Dança de Curitiba e Paraná Cultura  |  Assistente de Produção – Danielle Pateti, Emirena Telles e Letícia Mocelin  |  Assessoria de Imprensa – Flamma Comunicação


Bailarinos convidados
Solista convidados – Edson Machado e Luiza Falcão


Fada Açucarada – Luiza Falcão  |  Príncipe – Edson Machado  |  Quebra-Nozes – Kauan Ferreira  |  Clara – Rayanne Guimarães  |  Mãe de Clara – Nayla Ramos  |  Pai de Clara – Edson Machado  |  Fritz – Ira Dorsey, Luca Salvatore  |  Drosselmeyer – Hamilton Félix  |  Governantas – Bruna Bodziak, Claudio Fontan  |  Convidados – Ana Clara Cayres, Cecília Almeida, Elson Silva, Filipe Bueno, Giulia Duzzi, Isabella Bianco, Isabella Rossi, Jadson Reis, Julia Mello, Luana Hertt, Lucas Silva, Mariana Fialho, Matheus Felix, Murilo Machado, Rodrigo Soares, Rui Silva, Thaís Lima, Yan Ferreira  |  Adolescentes – Bruna Simões, Camilla Maio, Danielle Pateti, Júlia Lívia, Laura Machado, Liandra Zilli, Luca Salvatore  |  Mouros – Edson Machado, Filipe Bueno, Matheus Felix, Rodrigo Soares  |  Bonecos – Cecília Almeida, Luana Hertt, Lucas Silva, Matheus Yuri  |  Rei dos Ratos – Yan Ferreira  |  Ratos – Bruna Bodziak, Danielle Pateti, Elson Silva, Julia Mello, Luana Hertt, Luca Salvatore, Matheus Yuri, Thaís Lima  |  Soldados – Filipe Bueno, Ira Dorsey, Jadson Reis, Lucas Silva, Matheus Felix, Murilo Machado, Rodrigo Soares e Rui Silva  |  Rainha das Neves – Lorena Cardoso  |  Flocos – Ana Clara Cayres, Bruna Bodziak, Bruna Simões, Camilla Maio, Cecília Almeida, Danielle Pateti, Giulia Duzzi, Isabella Bianco, Isabella Rossi, Júlia Lívia, Laura Machado, Liandra Zilli, Luana Hertt, Luca Salvatore, Mariana Fialho, Nayla Ramos, Thaís Lima  |  Espanha – Julia Mello, Isabella Bianco (solistas), Elson Silva, Filipe Bueno, Ira Dorsey, Lucas Silva, Matheus Felix, Matheus Yuri, Murilo Machado, Rodrigo Soares, Yan Ferreira  |  Árabes – Filipe Bueno, Giulia Duzzi, Lorena Cardoso, Mariana Fialho, Murilo Machado, Rui Silva, Yan Ferreira  |  China – Bruna Bodziak, Bruna Simões, Cecília Almeida, Ira Dorsey, Júlia Lívia, Liandra Zilli, Luana Hertt, Lucas Silva, Matheus Felix, Rodrigo Soares  |  Russos – Elson Silva, Filipe Bueno, Ira Dorsey, Jadson Reis, Lucas Silva, Matheus Felix, Matheus Yuri, Murilo Machado, Rodrigo Soares  |  Mirlintons – Cecília Almeida, Luana Hertt, Nayla Ramos (solistas), Ana Clara Cayres, Bruna Bodziak, Giulia Duzzi, Isabella Bianco, Isabella Rossi, Liandra Zilli, Luca Salvatore, Mariana Fialho, Thaís Lima  |  Madame Bombom – Giulia Duzzi, Lorena Cardoso  |  Bombom – Luca Salvatore  |  Valsa das Flores – Hamilton Félix (solista), Danielle Pateti, Elson Silva, Filipe Bueno, Isabella Bianco, Isabella Rossi, Julia Mello, Lucas Silva, Mariana Fialho, Matheus Yuri, Murilo Machado, Thaís Lima, Yan Ferreira