Memória de Brinquedo é um espetáculo de dança contemporânea que celebra histórias, lembranças e sensações tecidas e criadas ao longo da infância. Criado e coreografado por Luiz Fernando Bongiovanni, com direção artística de Nicole Vanoni, o espetáculo busca colaborar com a reflexão sobre o mundo tecnológico e a ludicidade. Assim, a Curitiba Companhia de Dança busca realizar um trabalho de resgate poético e um incentivo do brincar. Esse resgate parte de várias fontes, desde a memória individual e coletiva do brincar e de sua representação simbólica até estudos recentes da neurociência que apontam o brincar como uma atividade fundamental para o desenvolvimento físico e psicológico das crianças.

 

Esta é uma pequena colaboração, um incentivo, para que todos – pais ou não – ponderem a respeito do mundo que estamos construindo e talvez a partir dessa inspiração possam unir esforços para resguardar essa atividade vital do mundo infantil. Brincar é o pensamento da criança, e é preciso inteligência e sensibilidade para promover esse espaço/tempo.

 

Memória de Brinquedo investiga as relações do brincar a partir de memórias reais e ficcionais. Em um mundo cada vez mais digital este trabalho incentiva e defende um resgate do brincar como etapa fundamental do desenvolvimento do indivíduo.

Patrocínios: Banco CNH Industrial, Sesc MS, Sesc MT, Sesc GO
Apoio: Case IH, Case Construction

FICHA TÉCNICA

Direção-geral e artística: Nicole Vanoni

Concepção e Coreografia: Luiz Fernando Bongiovanni


Assistente de Direção: Hamilton Félix

Ensinadores: Claudio Fontan, Hamilton Félix e Nathalia Tedeschi

Professoras: Cíntia Napoli e Nathalia Tedeschi

Fisioterapeutas: Marcela Pinho e Taline Algauer


Figurino e Cenário: Gelson Amaral

Costureira: Noeli Santana

Projeto de Luz: Fabia Regina

Fotos: Lucília Guimarães

Assistente de produção: Dani Pateti e Lucas Dias

Corpo técnico: Ane Adade, Davi Lopes, Hamilton Felix, Iradorsey, Júlia Mello, Nathalia Tedeschi, Nayla Ramos, Nicole Vanoni, Rodrigo Soares e Thaís Lima.

Realização: Curitiba Cia de Dança, Paraná Cultura e Amigos e Apoiadores da Dança de Curitiba (AADC)

Espetáculo dedicado à eterna Regina Pessuti

Criada em 2013 pela empresária Nicole Vanoni, A Curitiba Cia de Dança tem a proposta de pesquisa, experimentação e criação em dança contemporânea. A primeira obra, “A Lenda das Cataratas”, logo ganhou os palcos de festivais do Brasil e do exterior, com coreografia original de Rafael Zago com Nicole Vanoni (2018). Depois, “Quando se Calam os Anjos”, de Airton Rodrigues, fez mais de 100 apresentações pelo país, espetáculo agraciado por público e crítica e considerado o maior êxito da companhia e vencedor do prêmio Caixa Econômica e demais patrocinadores do Brasil, agraciado pelo público e crítica.

“Memória de Brinquedo” (2017) de Luiz Fernando Bongiovanni, foi um dos balés mais dançados de Curitiba, passando por oito Estados brasileiros; “Cirandas”, de Simone Camargo, transposta para “Dançando Villa”, por Rosa Antuña; e “Relações” (2018), desafiou a gravidade com a dança contemporânea em uma rampa, com coreografia de Carlos Laerte, são obras marcantes da Companhia.

No momento de tensão durante a pandemia, a Curitiba Cia de Dança continuou levando a arte e a alegria para o público. Foi a única companhia da América Latina a apresentar “O Quebra-Nozes” (2020)  no sistema drive-in – foram seis sessões na Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba. Já em 2022, o clássico “O Quebra-Nozes” ganhou imponência sendo realizado na Ópera de Arame, um dos cartões-postais da cidade, com a participação de Ana Botafogo e dos primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

O ano de 2023 marca as comemorações de 10 anos da Curitiba Cia de Dança. E, como não poderia deixar de ser, começou em alto nível. Dom Quixote, com Ana Botafogo como coordenadora de cena e ensaiadora convidada, levou mais de 6 mil pessoas ao Teatro Guaíra,  Até agora, a Curitiba Cia de Dança possui em seu repertório sete obras próprias de dança contemporânea – todas coreografadas por profissionais renomados do contemporâneo – e duas obras de balé clássico de repertórios, em parceria com Ana Botafogo; A companhia fez mais de 500 apresentações em mais de 200 cidades do Brasil e do exterior (Itália), levando a dança contemporânea de Curitiba a um patamar mais elevado. A comemoração de 10 anos de história mantém o propósito da companhia e de sua criadora: estimular a arte e a cultura proporcionando ao público apresentações de alto nível.

NICOLI VANONI (Direção Geral, Concepção e Bailarina)

Nicole Vanoni

Direção Geral, Concepção e Bailarina