CENA I | NO JARDIM DO PALÁCIO
O príncipe Siegfried comemora sua maioridade com seus amigos. Chegam moças e rapazes da aldeia e reina grande alegria. Entra a mãe de Siegfried, que o presenteia com uma arma e o lembra que, durante o baile, ele deverá escolher uma esposa para tornar-se rei. Há danças da corte e um pas de trois do príncipe com suas amigas. Na saída do baile, todos veem uma revoada de cisnes. Os amigos do príncipe juntam-se a ele e vão caçar.
CENA II | NA FLORESTA PRÓXIMA AO LAGO
Enquanto caminha pela floresta, Siegfried testemunha uma revoada de cisnes brancos cruzando o céu. Ao se aproximar do lago, avista um belíssimo Cisne Branco. Repentinamente, o pássaro se transforma na mais bela jovem: Odette, a rainha dos cisnes. Assustada, Odette tenta fugir, mas Siegfried a detém. Ela revela que ela e suas amigas foram enfeitiçadas pelo mago Rothbart, condenadas a viver como cisnes durante o dia e recuperar a forma humana apenas entre a meia-noite e a aurora. Somente um amor verdadeiro pode quebrar o encantamento. Rothbart aparece e os ameaça, fazendo-os recuar. Siegfried, apaixonado, convida Odette para acompanhá-lo ao baile e promete que ela será sua escolhida. Consciente dos perigos, Odette avisa-o sobre os planos de Rothbart. Jurando-lhe amor eterno, Siegfried é iluminado por um clarão, anunciando a aurora. As jovens retornam à sua forma de cisnes e afastam-se, deslizando sobre a superfície do lago.
CENA III | NO SALÃO DO PALÁCIO
Durante o baile, Siegfried é obrigado a escolher uma esposa entre as jovens presentes. Cinco princesas de diferentes nações fazem sua apresentação, mas nenhuma delas captura o coração do príncipe, que só tem olhos para Odette. A chegada de Rothbart e sua comitiva traz uma reviravolta à festa. Danças representando diversos países são realizadas. Odile, filha de Rothbart, surge, vestida de preto e extremamente semelhante a Odette, seduzindo Siegfried. Iludido pela aparência, o príncipe corteja-a sem perceber a cilada. Ao final da dança, Siegfried jura amor eterno ao Cisne Negro, quebrando sua promessa a Odette. Ao perceber seu engano, Siegfried parte em desespero para o lago, determinado a encontrar seu verdadeiro amor.
CENA IV
As mulheres-cisnes dançam enquanto aguardam a volta de Odette, que foi ao castelo. Ela chega desesperada com a traição de Siegfried. Tristes pela sorte de sua rainha, as jovens cisnes dançam desalentadas ao redor dela. O príncipe corre para a margem do lago, cheio de ansiedade por encontrar a amada. Odette se recusa a falar com ele e esconde-se por trás das companheiras. Siegfried se aproxima e implora perdão à amada por sua traição ao juramento que lhe fez. Chorando sua sorte, Odette perdoa Siegfried, mas pressente que seu destino está traçado. Rothbart tenta, com todas as forças que possui, separar os amantes e provoca uma tempestade. Animado pela força de seu amor, o príncipe enfrenta o mago em uma luta mortal. Odette se lança no abismo o segue vem o príncipe para juntos viverem seu grande amor. Logo vem a aurora, anunciando um novo dia.
A Curitiba Cia de Dança foi criada em 2013 pela pela empresária e produtora cultural Nicole Vanoni Nicole Vanoni, com a proposta de experimentação, pesquisa e criação em dança contemporânea. No repertório, estão balés clássicos de repertório, como O Quebra-Nozes, Dom Quixote e O Lago dos Cisnes, e criações contemporâneas, como Mirolando, Memória de Brinquedo, Dançando Villa, Relações, Quando se Calam os Anjos e A Lenda das Cataratas.
Nesses 10 anos, já foram mais de 5 mil apresentações em mais de 200 cidades do Brasil e do exterior (Itália). Hoje, a companhia tem como parceira a bailarina mais renomada do país, Ana Botafogo, que atua como uma grande conselheira e se apresenta com a convidada especial na obra “O Quebra-Nozes”, como parte da programação do maior evento natalino do país – Natal da Luz dos Pinhais, em Curitiba. Em 2023, o espetáculo também ganhou a presença de Carlinhos de Jesus.
Diretora-geral e artística e produtora cultural paranaense, graduada em Educação Física e pós-graduada em Dança, destaca-se por sua visão contemporânea na dança. Fundadora da Curitiba Cia de Dança em 2013, sua influência se estende além do palco, envolvendo produção cultural nos editais de todo Brasil. Com diversas participações em festivais nacionais e internacionais de dança em seu histórico, é reconhecida também pela direção-geral e artística do aclamado espetáculo O Quebra-Nozes, parte da programação oficial do Natal Luz dos Pinhais.
Nicole também é responsável pela direção-geral das obras exclusivas da companhia que levam a assinatura dos principais coreógrafos do Brasil, como Memória de Brinquedo, de Luiz Fernando Bongiovanni; Relações, de Carlos Laerte; Dançando Villa, de Rosa Antuña, Mirolando, de Miriam Druwe, Quando Se Calam os Anjos, de Airton Rodrigues.
FICHA TÉCNICA
DIREÇÃO – GERAL E ARTÍSTICA – Nicole Vanoni | ASSISTENTE DE DIREÇÃO – Hamilton Félix | COREOGRAFIA – Mario Galizzi, a partir de Marius Petipa (1818-1910) e Lev Ivanov (1834-1901) | MÚSICA – Pyotr Ilych Tchaikovsky (1840-1893) com partitura revisada por Riccardo Drigo (1846-1930) | REMONTAGEM, ENSAIOS E PREPARAÇÃO FÍSICA – Claudio Fontan, Hamilton Félix, Nathalia Tedeschi e Viviane Cecconello | FISIOTERAPEUTA – Taline Algauer | PROJETO DE LUZ – Lucas Amado | VÍDEO CENÁRIO – Thiago Capella | EDIÇÃO MUSICAL – Hamilton Félix | CENOGRAFIA – Nicole Vanoni e Reinaldo Rocha; Cenotécnicos: André Oliveira, Rafael Tavares e Vinycios Gomes | FIGURINOS – Diego Costa e Nicole Vanoni; Tutus: Giselle Moda Dança; Costura e Bordados: Andréia Medeiros, Chininha, Diego Costa, Leticia Mocelin, Lucas D’Freitas, Nicole Vanoni, Sueli Oliveira, Regina Zahn | DIREÇÃO DE PRODUÇÃO – Curitiba Cia de Dança, Amigos e Apoiadores da Dança de Curitiba e Paraná Cultura; Produção: Emirena Telles; Assistente de produção: Danielle Pateti e Leticia Mocelin | COORDENAÇÃO DE COMUNICAÇÃO – Filipi Oliveira – Foco Ideias | ASSESSORIA DE IMPRENSA – Flamma Comunicação Organizacional | FOTOGRAFIA – Lucilia Guimarães | MAQUIAGEM ARTÍSTICA – Mia Santana
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL
RAINHA (MÃE DE SIEGFRIED): Ana Botafogo
ELENCO
PRÍNCIPE SIEGFRIED | Convidado: Cícero Gomes, primeiro bailarino do TMRJ
PRINCESA ODETTE/ODILLE | Convidada: Juliana Valadão, primeira bailarina do TMRJ
MAGO ROTHBART – Hamilton Félix | BOBO DA CORTE – Rodrigo Soares | PRECEPTOR – Claudio Fontan | PAS DE TROIS (AMIGOS DO PRÍNCIPE) – Júlia Lívia, Kethleen Souza, Luiza Falcão, Filipe Bueno e Rayanne Guimarães | PEQUENOS CISNES (PAS DE QUATRE) – Cecília Bassetto, Júlia Lívia, Kethleen Souza e Rayanne Guimarães | GRANDES CISNES – Luiza Falcão e Pâmela Philigret | CISNES – Alicia Montanha, Ana Clara Bispo, Bruna Simões, Cecília Bassetto, Celina Damiani, Clarice Alves, Danielle Pateti, Eduarda Meira, Gabrielle Costa, Giulia Duzzi, Grasielly Juvencio, Júlia Lívia, Kamily Depine, Kethleen Souza, Letícia Karin, Luiza Barres, Luiza Falcão, Manoela Leopoldino, Natália Taliani, Pâmela Philigret, Rayanne Guimarães, Thais Lima e Victória Jaworski Zavala | DONZELAS – Cecília Bassetto, Celina Damiani, Júlia Lívia, Luiza Falcão, Pâmela Philigret e Rayanne Guimarães | DANÇA ESPANHOLA – Letícia Karin, Lucas Silva e Maicon Oliveira | DANÇA NAPOLITANA – SOLO: Kethleen Souza; Eduarda Meira, Giulia Duzzi, Grasielly Juvencio, Kamily Depine e Manoela Leopoldino
CONVIDADOS
Ádia Anselmi, Alicia Montanha, Ana Clara Bispo, Bruna Simões, Cecília Bassetto, Celina Damiani, Clarice Alves, Claudio Fontan, Danielle Pateti, Eduarda Meira, Filipe Bueno, Gabrielle Costa, Giulia Duzzi, Grasielly Juvencio, Hamilton Félix, Ira Dorsey, Júlia Lívia, Kamily Depine, Kauan Ferreira, Kethleen Souza, Leandro Batista, Letícia Karin, Lucas Silva, Luiza Barres, Luiza Falcão, Maicon Oliveira, Manoela Leopoldino, Matheus Felix, Natália Taliani, Pâmela Philigret, Pedro Barros, Rayanne Guimarães, Rodrigo Soares, Taline Algauer, Thais Lima, Victória Jaworski Zavala e Yohann Buragosque
APOIO
Mercure Hotel, Quanta, Vetorlog, Festval, Madero, Prefeitura de Curitiba
REALIZAÇÃO
Amigos e Apoiadores da Dança de Curitiba, Paraná Cultura, Curitiba Cia de Dança