Relações

Relações

Carlos Laerte

Infidelidades, decepções, dependência emocional… Todas as circunstâncias que podem tornar tóxicas as relações e que, em todos os casos, acabam em um infeliz desenlace.

A apresentação, que é dividida em duas partes, promove a investigação coreográfica das relações influenciadas pelo mundo digital e contemporâneo. A primeira parte observa a experiência do desejo humano pelo outro em seu estado inicial: pessoas querendo desfrutar a vida, viver ao máximo e com menos responsabilidades. Talvez não se sintam preparadas e queiram sentir mais liberdade o que lhes permite ser elas mesmas, mas, como tudo tem suas consequências, as relações começam a apresentar vínculos terrivelmente frágeis. Realçando o desequilíbrio entre a libertação e a alienação, os laços estabelecidos com outras pessoas cedo ou tarde se desfazem e se transformam em lembranças. O problema acontece quando esses vínculos se rompem, e ocorre a conscientização de uma realidade terrível: estamos só no mundo. O palco é dividido em estruturas, que espelham o ambiente de cada intérprete, passando uma ideia mais árida da superficialidade cotidiana, ambientando guetos, ruas e vielas.

Já no segundo ato, uma rampa muda a perspectiva dos dançarinos e do público, trazendo lembranças de várias relações, positivas ou negativas, e oferecendo relatos físicos sobre o desejo, encontros e dominações perante uma atmosfera de perigo.

“A linguagem do corpo é a primeira forma que o homem descobriu para se relacionar com o outro. Relações nos cercam como labirintos, sejam elas curtas, duradouras, infindas ou até imperceptíveis. Relacionar-se é estar vivo”, comenta o coreógrafo Carlos Laerte, que trouxe a ligação entre o cinema e a linguagem do corpo como fragmento do desejo, abrindo neste trabalho a discussão para essas relações que nada mais são do que conexões em que as pessoas não se entregam e que podem facilmente ser substituídas.

Direção Geral: Nicole Vanoni
Concepção, Dramaturgia e Coreografia: Carlos Laerte
Assistente de Direção: Eunice Oliveira
Ensaiadores: Patrícia Machado
Professores: Viviane Cecconello e Eraldo Kühl
Fisioterapia e Preparação Corporal: Alessandra Lange
Figurino: H-AL / Alexandre Linhares e Thifany F.
Cenário: Carlos Laerte e Reinaldo Rocha
Trilha Sonora: Luciano Salvador Bahia
Edição Trilha Sonora: Dj Marcão
Execução cenográfica: Reinaldo Rocha, Élio Chaves e Reginaldo Santoro
Iluminação: Fabia Regina
Fotos: Cayo Vieira
Produção: Bia Reiner
Realização: Curitiba Cia de Dança, Paraná Cultura e Amigos e Apoiadores da Dança de Curitiba
Elenco/Curitiba Cia de Dança: Ane Adade, Clarissa Moura, Danilo Silvestre, Davi Lopes, Frederick Martines, Hamilton Félix, Leonardo Vieira, Marcela Pinho, Natanael Nogueira, Nayara Santos, Nicole Vanoni, Patrich Lorenzetti e Tatiana Araújo.