Quando se calam os anjos

QUANDO SE CALAM OS ANJOS

Airton Rodrigues

Inspirada na precariedade das relações humanas a obra coreográfica “Quando se calam os Anjos”, da Curitiba Cia de Dança, teve sua estreia nacional no palco principal do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro e no Teatro Sérgio Cardoso em São Paulo, passando pelos estados do Amazonas, Pará, Paraná e Rio Grande do Sul.

Com a direção coreográfica de Airton Rodrigues, a obra transporta para o palco questões cênicas e dramatúrgicas que realçam um universo pós-moderno virtual onde vários encontros são marcados pelo descaso do outro ou até mesmo pela falência do ser humano. As cenas são criadas e recriadas num jogo de luz, sons e movimentos, e a dramaturgia se constrói tendo como ingredientes a inquietude, a ironia e a sensualidade.

A esse respeito Nicole Vanoni, diretora artística da Cia e também bailarina do espetáculo, comenta que a obra partiu da indignação com a indiferença frente à violência impregnada na sociedade e o sentimento de impotência que nos tira a responsabilidade por este estado das coisas. A arte não pode observar esta questão e ficar calada. Neste sentido o espetáculo traduz essa angústia, essa incapacidade de lidar e resolver questões nada sutis da vida moderna.”

“Quando se calam os Anjos” é uma obra artística genuinamente paranaense, que conta com o incentivo do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, apoio do Hospital Pequeno Príncipe, e patrocínio de empresas como: Grupo Ultra (Oxiteno Nordeste, Ipiranga Produtos de Petróleo, Bahiana Distribuidora de Gás, Tropical Transportes Ipiranga); Copel Geração e Transmissão; Prati, Dona Duzzi & Cia.; Trox do Brasil; Bundy; Famiglia Zanlorenzi; Grupo Jufap (Aquilon Telecomunicações, Jufap Administração e Participação, Jufap Comércio de Asfalto); Sapore; Bellinati & Perez Advocacia; Gestamp Paraná; e Barduch.

Direção Geral e Artística: Nicole Vanoni
Concepção Coreográfica: Airton Rodrigues
Assistente de Direção e Coordenação de Palco: Claudio Fontan
Elenco/Curitiba Cia de Dança: Ana Claudia Moreira, Anderson Lima, Danilo Silvestre, Davi Lopes, Flávio Coelho, Juliana Rodrigues, Leonardo Lino, Luana Teodoro, Natanael Nogueira, Nayara Santos, Nicole Vanoni, Ricardo Alves e Simone Camargo.
Estagiários: Leo Correia e Amanda Moreira
Apoio técnico: Samuel Laurindo
Ensaiador: Antônio Adilson Junior
Trilha Sonora: Raul Arcangelo
Figurino: Paulinho Maia
Projeto de Luz: Osvaldo Gazotti
Operação de Luz: Fabia Regina
Assistência de Luz: Emanuel Lima
Professora de Ballet: Viviane Cecconello
Preparação Corporal: Leandro Lara Santos
Fotos e Vídeos: Willian Abbin
Designer Gráfico: Simone Camargo
Direção de Produção: Bia Reiner
Realização: Nicole Vanoni Cardoso Pessuti Produções Artísticas