Memória de Brinquedo

Memória de Brinquedo

Luiz Fernando Bongiovanni

Memória de Brinquedo é um espetáculo de dança contemporânea que celebra histórias, lembranças e sensações tecidas e criadas ao longo da infância. Criado e coreografado por Luiz Fernando Bongiovanni, com direção artística de Nicole Vanoni, o espetáculo busca colaborar com a reflexão sobre o mundo tecnológico e a ludicidade. Assim, a Curitiba Companhia de Dança busca realizar um trabalho de resgate poético e um incentivo do brincar. Esse resgate parte de várias fontes, desde a memória individual e coletiva do brincar e de sua representação simbólica até estudos recentes da neurociência que apontam o brincar como uma atividade fundamental para o desenvolvimento físico e psicológico das crianças.

Esta é uma pequena colaboração, um incentivo, para que todos – pais ou não – ponderem a respeito do mundo que estamos construindo e talvez a partir dessa inspiração possam unir esforços para resguardar essa atividade vital do mundo infantil. Brincar é o pensamento da criança, e é preciso inteligência e sensibilidade para promover esse espaço/tempo.

Memória de Brinquedo investiga as relações do brincar a partir de memórias reais e ficcionais. Em um mundo cada vez mais digital este trabalho incentiva e defende um resgate do brincar como etapa fundamental do desenvolvimento do indivíduo.

Direção Geral: Nicole Vanoni
Concepção e Coreografia: Luiz Fernando Bongiovanni
Assistente de Coreografia e Direção: Patrícia Machado
Ensaiadoras: Patrícia Machado e Eunice Oliveira
Professores: Viviane Cecconello e Eraldo Kühl
Fisioterapia e Preparação Corporal: Alessandra Lange
Figurino e Cenário: Gelson Amaral
Costureira: Noeli Santana
Iluminação: Fabia Regina
Cenotécnico: Reinaldo Rocha
Fotos: Cayo Vieira
Produção: Bia Reiner
Realização: Curitiba Cia de Dança, Paraná Cultura e AADC – Amigos e Apoiadores da Dança de Curitiba
Elenco/Curitiba Cia de Dança: Ane Adade, Clarissa Moura, Danilo Silvestre, Davi Lopes, Frederick Martinez, Hamilton Félix, Leonardo Vieira, Marcela Pinho, Natanael Nogueira, Nayara Santos, Nicole Vanoni, Patrich Lorenzetti e Tatiana Araújo.